Página Inicial > Quem somos > História

História


Em 1995 os sócios da Sociedade Portuguesa de Beneficência, aprovou em assembleia uma nova diretoria. Mergulhada numa crise assustadora, a Beneficência vivia talvez a pior crise de sua História. Os tempos bicudos de altíssima inflação aliados ao descumprimento dos deveres do governo em pagar, em tempo hábil, os exíguos valores duma tabela defasada, levaram a Saúde a um verdadeiro caos, nosso Hospital também foi uma das vitimas dessa situação.

O Plano Real tinha sido implantado em Março de 1994 e começava a se sentir uma leve melhora na situação, já que o governo começou a pagar em dia os serviços prestados, embora as tabelas continuassem aquém do necessário.
Varias reuniões foram realizadas outras tantas sugestões postas na mesa e diversas atitudes tomadas. Mas faltava algo de peso que ajudasse a virar o jogo. Foi então que surgiu a idéia de montar um plano de saúde.

Coincidentemente como obra e graça como costuma dizer-se, recebemos um telefonema solicitando uma reunião. Marcamos de imediato e qual nossa surpresa quando se apresentaram os Srs. Celson Costa e Hilmar Schneid e nos propuseram, a possibilidade de montar um Plano de Saúde. Não quisemos acreditar pela coincidência de propósitos e ouvimos suas credenciais para tal proposta.

Após aprovação da Direção, O presidente Francisco Serra, juntamente os Srs. Celson e Hilmar e ainda os Diretores Milton Moraes e José Mauricio, o Administrador Enei e o Presidente Serra viajaram até Caxias do Sul para conhecer de perto o funcionamento do Plano Fátima.

De posse de tais informações e após levantamento de dados, estudos de mercado, necessidade de área física e apuração de custos, se montou um projeto que foi apresentado ao Conselho Deliberativo.

Numa reunião histórica foi dada, pelo Conselho, autorização para levar em frente a proposta, tendo sido autorizada a implantação na área física do antigo Pronto Socorro. Em 1º de Maio do mesmo ano. Enquanto se reformava a área física, foram tomadas as providências administrativas, bom como e as estratégias comerciais para assim começar as atividades.
Paralelo a isso, era necessário nominar o novo plano, criar campanha publicitária e etc. Este papel ficou a cargo do Sócio Fernando Pacheco, o saudoso Pachecão que propôs o nome SAUDE MAIOR.
Naturalmente o Saúde Maior se iniciou com o mesmo CNPJ da Beneficência. No entanto com a criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar era necessário a desvinculação e a fundação da nova empresa para registro do Plano, criou-se então a Associação dos Sócios da Sociedade Portuguesa de Beneficência, desta forma entre Outubro de 1998 e Março de 2001, o Saúde Maior possuía este registro.

Com a pressão dos Hospitais Filantrópicos a ANS aceitou o registro destes tipos de Planos no segmento Filantrópico e a partir de Abril de 2001 transferimos o registro novamente para a Beneficência onde se mantém até hoje.
Mas voltando aos preparativos e dada a escassez de recursos, se lançou mão do que a Beneficência tinha de móveis, camas, aparelhagem enfim o que estava disponível e era necessário para equipar a emergência, consultórios, salas de espera, salas de observação a fim de receber nossos Associados. Apesar de tudo foram investidos cerca de R$100.000,00 que retornaram a Beneficência em menos de seis meses.

Após muito trabalho, em 29 de Julho do ano de 1996 era inaugurado o Plano de Saúde -SAUDE MAIOR- O Plano Médico Hospitalar da Beneficência Portuguesa. Concluímos esta Historia dizendo que a luta tem sido árdua, mas vitoriosa, já que atingimos a finalidade básica, ajudar a Beneficência, não só em resultados mas hospitalizando nossos Associados em nossa casa; criamos um bom número de empregados diretos; criamos um mercado de trabalho para médicos e prestadores de serviço e outros mercados como segurança, fornecedores diversos, etc.

Missão cumprida? Nem tanto. Preferimos dizer que plantamos a semente, a árvore ainda está crescendo, mas precisa permanentemente ser regada, adubada e alimentada com o trabalho de todos para que seus frutos sejam mais numerosos a cada dia.

Saúde Maior (Operadora de Plano de Saúde)

Rua Andrade Neves, 915

Fone: (53) 3025.2555

Pelotas | RS

Abramge ANS
Create Soluções Web