BLOG

HOME BLOG
Compartilhar:
Postado em 18/09/2023

Diabetes em pauta

Sabendo que diversas pessoas convivem com algum tipo de diabetes, e estando atento à prevenção e promoção à saúde , o plano de saúde da Beneficência Portuguesa, Saúde Maior, criou um grupo de apoio para quem enfrenta a doença.

Através do Programa Mais Saúde, foi iniciado o Grupo de Apoio ao Controle do Diabetes, que teve início no final do mês de agosto, e é direcionado aos beneficiários do plano e colaboradores da instituição.

O objetivo destes encontros com pacientes e profissionais da saúde é realizar o acompanhamento complementar ao médico que atende o paciente para o cuidado da Diabetes. Os profissionais responsáveis irão acompanhar os exames laboratoriais para ver as melhorias de cada participante do Grupo.

As conversas com os pacientes serão feitas por profissionais do nosso hospital, sempre buscando um espaço multidisciplinar, trazendo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, psiquiatras e outros profissionais para auxiliar no processo de tratamento da doença.

O primeiro encontro teve a participação do médico psiquiatra, Dr. Wanderlei da Motta.

Os coordenadores do Grupo são os médicos que atendem através do Saúde Maior, a Dra. Cinara Zacca Vilela (clínica geral) e o Dr. Leandro Figueiredo (Especialista em Clínica médica e Pós-graduado em Endocrinologia).

Os encontros mensais terão duração de cerca de uma hora, e serão no Salão Nobre do Hospital, localizado na Rua Andrade Neves, 915.

Como participar:

Para fazer parte do Grupo de Apoio não é necessário investir nenhum valor, as inscrições e a participação são gratuitas, basta ser beneficiário do plano Saúde Maior ou funcionário da instituição.

Os interessados devem se inscrever na recepção do Pronto Atendimento do Saúde Maior (General Osório, 300). Se você ficou com alguma dúvida, é só ligar para o (53) 3025-2555.

O foco é principalmente para pacientes diabéticos entre 40 e 60 anos, mas não é restrito apenas para esta faixa etária.

O próximo encontro já tem data marcada! Ele ocorrerá no dia 25 de setembro às 18h.

Se você enfrenta o Diabetes, participe do nosso grupo e compartilhe formas mais leves de conviver com a doença.

Saiba mais sobre a doença:

A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose ou moléculas de açúcar, transformando ela em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações nos olhos, rins, nervos, no coração e artérias, podendo levar à morte em casos mais graves.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, informa que existem no país mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença.

Alimentação, atividade física, evitar o consumo de álcool e cigarro é a melhor forma de prevenir a doença, porém a causa do diabetes ainda é desconhecida.

Segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o número de pessoas adultas com diabetes nas Américas mais do que triplicou em três décadas, devido às crescentes taxas de obesidade, má alimentação, falta de atividade física, e outros fatores.

Esse número está ligado ao aumento nos fatores de risco. Apenas 60% dos adultos nas Américas fazem exercícios suficientes, e dois terços deles estão com sobrepeso ou obesos. Além disso, tem uma tendência alarmante entre os jovens dessas localidades: mais de 30% são considerados obesos ou com sobrepeso.

O Panorama da Diabetes da OPAS nas Américas, diz que, ao menos 62 milhões de pessoas vivem com diabetes nas Américas, número que pode ser muito maior, tendo em vista que cerca de 40% das pessoas não sabem que têm a doença.

Fonte: www.diabetes.org.br