Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é utilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliar anualmente os planos de saúde. Ele visa estimular a qualidade do setor e dar maior poder de escolha ao beneficiário no momento de definir seu plano e oferece subsídio para melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da própria agência.

Parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), ele permite a comparação entre operadoras, estimula a disseminação de informações de forma transparente e procura dar clareza ao consumidor. O IDSS avalia o desempenho de cada operadora a partir de quatro pontos:

  •  Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

  •  Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

  •  Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

  •  Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.