QUEM SOMOS

HOME QUEM SOMOS

Apresentação

Seja muito bem-vindo ao Site do Saúde Maior, o Plano de Saúde da Beneficência Portuguesa de Pelotas.

Como Presidente da nossa querida Beneficência Portuguesa, quero dar-lhe as Boas Vindas a nosso Site e dizer a você, usuário, da satisfação de poder mostrar-lhe nossa casa, nosso Hospital , o seu Hospital. Na realidade, dizer-lhe: Quem somos e quais nossos objetivos.

Ao longo desta viagem verificará que nossa trajetória mais que sesquicentenária começou por uma iniciativa baseada na necessidade de aglutinar a Comunidade Portuguesa. O objetivo principal era a criação de uma entidade que servisse de apoio a essa comunidade, tendo em conta, basicamente, a saúde.

Alicerçada na garra, na persistência e na boa vontade de cada um em fazer o bem e ainda uma enorme dose de patriotismo, se lançaram, aqueles homens, ao grande empreendimento de erguer um hospital. E assim o fizeram.

De geração em geração essa vontade de vencer o futuro transformou-se numa devoção de levar mais além o engrandecimento de nosso Hospital quer física quer qualitativamente, em respeito a nossos antecessores.

Como em qualquer família ou entidade nem sempre os ventos sopram a favor e com a Beneficência não foi diferente. Mas espelhando-nos na determinação dos fundadores e na persistência de seus sucessores, as forças redobraram e assim se conseguiu chegar aos nossos dias com um hospital equilibrado, seguro, que não abandonou seus objetivos e que se moderniza a cada dia, gozando, por isso, de alta credibilidade.

Acreditamos no futuro e sabe por quê? Porque, pese a contrariedade de alguns, trabalhamos duro, com responsabilidade e transparência e nada nos fará parar, construindo o futuro que queremos para a Beneficência. Mas como ninguém faz nada ou tudo sozinho contamos com você porque afinal trabalhamos para a Comunidade pois o Hospital a ela pertence e você faz parte dela.

Obrigado e boa viagem.


O Saúde Maior é um plano de saúde completo, anexo à Beneficência Portuguesa de Pelotas. Estamos há 26 anos no mercado atuando com excelência, prestando um serviço de qualidade e acessível, já que nossos planos são variados, em disponibilidade e valores.

Possuímos Pronto Atendimento, Serviço Ambulatorial, Consulta com Especialistas, Exames Laboratoriais e de Imagem entre outros serviços. Pode-se dizer que Saúde Maior é um plano completo para atender você, seus familiares e até mesmo sua empresa, já que possuímos a modalidade de plano família ou empresarial.

Nossa História

Em 1995 os sócios da Sociedade Portuguesa de Beneficência, aprovou em assembleia uma nova diretoria. Mergulhada numa crise assustadora, a Beneficência vivia talvez a pior crise de sua História. Os tempos bicudos de altíssima inflação aliados ao descumprimento dos deveres do governo em pagar, em tempo hábil, os exíguos valores duma tabela defasada, levaram a Saúde a um verdadeiro caos, nosso Hospital também foi uma das vitimas dessa situação.

O Plano Real tinha sido implantado em Março de 1994 e começava a se sentir uma leve melhora na situação, já que o governo começou a pagar em dia os serviços prestados, embora as tabelas continuassem aquém do necessário. Varias reuniões foram realizadas outras tantas sugestões postas na mesa e diversas atitudes tomadas. Mas faltava algo de peso que ajudasse a virar o jogo. Foi então que surgiu a idéia de montar um plano de saúde.

Coincidentemente como "obra e graça" como costuma dizer-se, recebemos um telefonema solicitando uma reunião. Marcamos de imediato e qual nossa surpresa quando se apresentaram os Srs. Celson Costa e Hilmar Schneid e nos propuseram, a possibilidade de montar um Plano de Saúde. Não quisemos acreditar pela coincidência de propósitos e ouvimos suas credenciais para tal proposta.

Após aprovação da Direção, O presidente Francisco Serra, juntamente os Srs. Celson e Hilmar e ainda os Diretores Milton Moraes e José Mauricio, o Administrador Enei e o Presidente Serra viajaram até Caxias do Sul para conhecer de perto o funcionamento do Plano Fátima.

De posse de tais informações e após levantamento de dados, estudos de mercado, necessidade de área física e apuração de custos, se montou um projeto que foi apresentado ao Conselho Deliberativo.

Numa reunião histórica foi dada, pelo Conselho, autorização para levar em frente a proposta, tendo sido autorizada a implantação na área física do antigo Pronto Socorro, em 1º de Maio do mesmo ano. Enquanto se reformava a área física, foram tomadas as providências administrativas, bom como e as estratégias comerciais para assim começar as atividades. Paralelo a isso, era necessário nominar o novo plano, criar campanha publicitária e etc. Este papel ficou a cargo do Sócio Fernando Pacheco, o saudoso Pachecão que propôs o nome "SAUDE MAIOR". Naturalmente o Saúde Maior se iniciou com o mesmo CNPJ da Beneficência. No entanto com a criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar era necessário a desvinculação e a fundação da nova empresa para registro do Plano, criou-se então a Associação dos Sócios da Sociedade Portuguesa de Beneficência, desta forma entre Outubro de 1998 e Março de 2001, o Saúde Maior possuía este registro.

Com a pressão dos Hospitais Filantrópicos a ANS aceitou o registro destes tipos de Planos no segmento Filantrópico e a partir de Abril de 2001 transferimos o registro novamente para a Beneficência onde se mantém até hoje. Mas voltando aos preparativos e dada a escassez de recursos, se lançou mão do que a Beneficência tinha de móveis, camas, aparelhagem enfim o que estava disponível e era necessário para equipar a emergência, consultórios, salas de espera, salas de observação a fim de receber nossos Associados. Apesar de tudo foram investidos cerca de R$100.000,00 que retornaram a Beneficência em menos de seis meses.

Após muito trabalho, em 29 de Julho do ano de 1996 era inaugurado o Plano de Saúde -SAUDE MAIOR- O Plano Médico Hospitalar da Beneficência Portuguesa. Concluímos esta Historia dizendo que a luta tem sido árdua, mas vitoriosa, já que atingimos a finalidade básica, ajudar a Beneficência, não só em resultados mas hospitalizando nossos Associados em nossa casa; criamos um bom número de empregados diretos; criamos um mercado de trabalho para médicos e prestadores de serviço e outros mercados como segurança, fornecedores diversos, etc.

Missão cumprida? Nem tanto. Preferimos dizer que plantamos a semente, a árvore ainda está crescendo, mas precisa permanentemente ser regada, adubada e alimentada com o trabalho de todos para que seus frutos sejam mais numerosos a cada dia.


Administração

O Plano Saúde Maior, é parte integrante da Sociedade Portuguesa de Beneficência, uma instituição civil, de direito privado, de caráter puramente beneficente, regido por estatuto. É de responsabilidade da entidade, manter e desenvolver o Plano de Saúde Médico Hospitalar SAÚDE MAIOR, cujos resultados serão integralmente aplicados no Hospital (Artigo 1º, número II). A Sociedade Portuguesa de Beneficência, O Hospital é administrado por conselhos de sócios, maiores de 18 anos eleitos bianualmente através de votação.

Conselho da Sociedade
Portuguesa de Beneficência

Conselho de
Administração
Presidente:
Francisco José Leal Serra
Vice-presidente:
Carlos Alberto Rajão Frio
Adjunto:
Victor Manuel da Costa Moreira
Julio Régio Valente

Conselho
Fiscal
Conselheiro:
Querino Rajão Frio
Paulo Fernando de Pinho Brites
Paulo Roberto Oliveira Antonello
Adjunto:
José Soares Santiago
Administração da
Beneficência Portuguesa
Diretor Executivo:
Dr. Armando Manduca da Rocha
Diretor Técnico:
Paulo da Cruz Barragan
Diretor Clínico:
Guilherme Loyola

Saúde Maior
Gestor administrativo:
Maicon Bigliardi
Gestor Financeiro:
Gilson da Costa Ferreira
Diretor Médico:
Dra. Elisa Hallal

Estrutura Saúde Maior

O Saúde Maior, fica localizada na Rua General Osório no 300, no centro de Pelotas, dentro do complexo do Hospital Beneficência Portuguesa.

O plano possui Pronto Atendimento, de urgência e emergência, e conta com uma estrutura completa com confortável salas de recepção e espera, consultórios, sala de emergência extremamente equipada e leitos de observação. Todos os ambientes são climatizados oferecendo conforto aos pacientes e familiares.

Outro diferencial do Pronto Atendimento é o atendimento não apenas para os sócios da Beneficência e beneficiário do Plano de Saúde, mas para outros Convênios e Consultas particulares. Por ser parte da Beneficência Portuguesa, o Pronto Atendimento do Saúde Maior, conta com toda a estrutura do hospital. Isso significa rapidez no caso de internação e realização de exames. Dessa forma é oferecido Bloco Cirúrgico, UTI, UCTI, serviços como Nefrologia, cirurgia cardíaca entre outros, todos de alta complexidade e equipados com a mais moderna tecnologia.

A internação também é um diferencial. As unidades São Vicente, São Pedro, Nossa Sra. de Fátima e Santa Eugênia possuem acomodações (suítes e quartos privativos e semi-privativos) de alto padrão e conforto. Todas contam com equipe de enfermagem, nutrição e outros atendimentos qualificados. Este é o Saúde Maior, um plano de saúde para família e empresa que não para de crescer.


Galeria

Projetos

O Plano Saúde Maior possui diversos projetos que é o DNA da nossa missão, a prevenção da Saúde e bem-estar.

Veja abaixo alguns destes projetos:

  • Ciclo de Palestras
  • + Saúde
  • Live Saúde Maior
  • Campanha de Arrecadação
  • Adoção de Rótulas
  • Mobilidade urbana